O Instituto Educar Mais (Educar+) é uma organização social que nasceu em 2017 com a missão de democratizar o acesso à leitura. Iniciamos com um pequeno acervo de livros e, ao longo dos anos, crescemos para nos tornar uma comunidade de sonhadores comprometidos com a transformação social através da educação.
Nossa missão é expandir a perspectiva de mundo de crianças, adolescentes e jovens no Complexo do Chapadão, Rio de Janeiro, utilizando educação, cultura e tecnologia como ferramentas para mudança.
Encontros mensais de incentivo a leitura, no espaço cedido da Igreja Metodista Bacia de Anchieta
Projeto de alfabetização e roda de leitura semanal no espaço da Associação de moradores.
Participação do programa de aceleração do Instituto Ekloos.
Apoio da Norsul navegações para compra da sede própria da comunidade Final Feliz.
Formalização como Ong com apoio do Instituto Phi e ganhamos o Prêmio Aldir Blanc.
Participação nas campanhas humanitárias do Movimento União Rio, entramos com + 10.000 cestas básicas nas comunidades no bairro de Anchieta.
Participação no programa Gerando Falcões.
Participação no Caldeirão do Huck, que possibilitou a reforma da sede.
Ganhamos o Edital FOCA que possibilitou a expansão e construção de novos projetos para 2022.
Aumento para + 100 crianças, novos projetos como literamundo, era digital e web3favela. Apoio Fomento Saúva.
Apoio do Instituto Phi e Fomento Saúva para iniciativas de educação e cultura. Atendendo + 200 crianças, adolescentes e jovens.
No Instituto Educar Mais, somos uma organização social formada por sonhadores que acreditam que a educação pode transformar realidades e potencializar sonhos.
Coordenação Geral
Carol Santos é pedagoga e comunicadora, fundadora da ONG Educar+, que desenvolve projetos que integram cultura, educação e tecnologia. Vencedora do Prêmio Inspirar 2024, ela possui ampla experiência em desenvolvimento de projetos culturais e eventos nacionais e internacionais.
Coordenação Pedagógica
Tainá Brito é pedagoga com 07 anos de experiência no terceiro setor, especializada em gestão e coordenação pedagógica. Com 29 anos, sua sólida atuação em projetos educacionais e sociais foca no fortalecimento de iniciativas que impactam comunidades, promovendo a transformação social através da educação.
Coordenadora Executiva
As responsabilidades de Tássia incluem gerenciar as matrículas, acompanhar os projetos da Educar+ e monitorar os resultados. Ela também alinha as equipes, identifica necessidades de recursos, verifica a presença dos alunos, faz busca ativa e mantém contato com os responsáveis. Além disso, elabora planejamentos pedagógicos e conduz reuniões para ajustes e feedbacks.
Assistente de Projetos
Ana, começou como auxiliar de turma, agora é assistente de projetos. Suas principais atribuições incluem realizar compras gerais, apoiar a gestão financeira, atender ao público e coordenar a logística de eventos e lanches. Ela também controla despesas operacionais e resolve questões de infraestrutura.
Psicóloga
Psicóloga com atuação na área educacional e social, voltada a práticas e estudos sobre infâncias e juventudes periféricas. Desde 2021 atuo junto ao Projeto Educar+, onde desenvolvemos um trabalho de promoção e manutenção de saúde e autoestima, que visa integrar crianças e adolescentes, famílias, comunidade e Estado.
Assistente Social
Assistente Social formada pela UFF desde 2019. Durante sua trajetória acadêmica dedicou-se a programas voltados à Saúde da Mulher e, atualmente, atua no Serviço Social da Educar+ visando a proteção integral e desenvolvimento das crianças e adolescentes do Complexo do Chapadão.
Educadora Socioemocional
Educadora socioemocional da Educar+ e estudante de psicologia, trabalha o equilíbrio emocional de crianças e adolescentes por meio de dinâmicas e debates que ampliam suas perspectivas. Moradora do bairro vizinho à Educar+, ela acredita que o bem-estar emocional é essencial para enfrentar os desafios da vida.
Marilene está há 2 anos na Educar+, colaborando para garantir que nossas crianças tenham uma alimentação de qualidade e pontual. Mãe de um filho que participa das atividades e moradora da comunidade, ela está sempre presente, ajudando a manter o espaço organizado e contribuindo para que nossos dias sejam cheios de gostosura.
Professora
Graduada em Filosofia pela UNIRIO, Evelyn pesquisa a interseção entre Filosofia e Literatura para crianças em favelas. Desde 2021 leciona Literatura na ONG Educar+, promovendo o hábito da leitura e estimulando a criatividade em crianças e adolescentes da Comunidade do Chapadão, RJ.
Professora
Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Jessica foca em práticas artísticas na infância. Como arte-educadora na Educar+ desde 2021 realiza atividades experimentais que incentivam a criatividade, compartilhando sua vivência como moradora do Complexo do Chapadão.
Formada em Letras e Inglês, Janaina traz uma perspectiva rica em linguística e literatura, contribuindo para o desenvolvimento de projetos que promovem a educação inclusiva e a valorização da leitura.
Bacharela em Cinema pela UFF e mestra em Filosofia pela PUC-Rio. Em 2018, criou o Cinelab infantil, um laboratório de experimentação do cinema para crianças das periferias cariocas. Atua em parceria com Educar+ desde 2021, desenvolvendo o potencial criativo do público infantil através de oficinas práticas que resultam na produção de filmes, vídeos, fotografias e etc.
Cineasta belforroxense, idealizador e fundador do Coletivo BaixadaCine, Cineclube Velho Brejo, ambos atuantes na Baixada Fluminense no eixo de produção, exibição e formação cinematográfica com foco na democratização do acesso. Em 2022, entrou para a equipe do Cinelab infantil em parceria com a Educar+.
Fotógrafo desde 2017, estudante de Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Fundou o Cinelab Infantil e hoje atua como Diretor de Fotografia no coletivo Baixada Cine.
Nascida e criada em Belford Roxo, bacharel em Produção Cultural pelo IFRJ e integrante do coletivo BaixadaCine. Sua área de atuação é a produção. Em 2022, entrou para a equipe do Cinelab infantil.
Educador e mentor no Rio de Janeiro, com mais de 5 anos em letramento digital e Web3. Professor no programa Era Digital, palestrante em eventos tecnológicos e desenvolvedor de cursos sobre democratização do acesso à tecnologia. Formado em Ciências Econômicas, cursa pós-graduação em Informática Aplicada à Educação no IFRJ.
Professor de capoeira na Educar Mais, ensina crianças e adolescentes. Ele é técnico de enfermagem e graduando em fisioterapia pela UNIG. Além disso, está envolvido desde o início na ONG, ajudando com o recebimento de móveis e outros itens.
Voluntária da comunicação da Educar+ há 5 anos, desempenha um papel essencial na divulgação da organização nas redes sociais. Ela cria posts semanais sobre as atividades, mantendo a comunidade informada e engajada, e participa das decisões estratégicas, fortalecendo os laços com o público.
Voluntária da Educar Mais, oferece suporte nas decisões relacionadas à comunicação da organização. Ela contribui de forma pontual para a formulação de estratégias que promovem as iniciativas da ONG.
Social mídia da Educar Mais, cuida das redes sociais com conteúdos estratégicos. Ela integra a equipe de comunicação, organiza reuniões quinzenais e planeja campanhas criativas, garantindo que as publicações atendam às exigências dos patrocinadores e monitorando o desempenho para otimizar estratégias.
Para saber mais sobre o Instituto Educar Mais, entre em contato conosco através de nossas redes sociais ou pelo nosso site.